segunda-feira, 13 de março de 2017

Recomendo: Peça "Três Homens Baixos"

A comédia Três Homens Baixos, em cartaz noTeatro Santo Agostinho (São Paulo), é uma ótima opção para quem deseja rir e prestigiar atores talentosos em cena!
O texto de Rodrigo Murat apresenta estereótipos masculinos e, a partir deles, brinca com os conflitos pessoais de cada personagem. Por trás dos clichês, a humanidade de todos eles salta aos olhos do espectador, que os identifica como caricaturas de personalidades bastante reais e corriqueiras em nossa sociedade.
Os atores Vicentini Gomez, Orlando Vieira e Walter Breda, sob a direção de Jonas Bloch, prendem a atenção da plateia com sua excelente integração - algo que pode ser visto na troca que se dá sobre o palco, seja pela maneira como os diálogos da peça se desenvolvem, seja pela cumplicidade nas ações (sobretudo, nos momentos de improviso que, vez ou outra, surgem no trabalho de qualquer ator). Como resultado, temos uma montagem extremamente divertida e desprendida das tensões que temos insistido em atribuir a tantos assuntos considerados polêmicos atualmente. Acredito que o início da peça seja a chave para compreendermos isso: Em off, ouvem-se três meninos brincando e cantando versos sujos na escola. A professora (interpretada pela talentosa atriz Georgia Gomide, que foi atuar em palcos mais sublimes, perto das estrelas, em 2011) faz a chamada e, então, os atores entram em cena, representando aqueles mesmos garotos já adultos. Quando se é moleque, não há tabu, não há julgamento; apenas a vontade de brincar, jogar com as palavras, rir do "palavrão", encher a paciência do amigo... sem jamais perder a amizade.

Carmem Toledo
http://culturofagicamente.blogspot.com




Imagem: Vicentini Gomez.
Descrição da imagem (#acessibilidade):
Trata-se de uma fotografia tirada durante a peça. Nela, aparecem os atores Walter Breda, Vicentini Gomez e Orlando Vieira. Walter está sentado e gesticula. Ele usa um par de óculos remendados, camisa social, calça jeans e sandálias. Vicentini Gomez está em pé, apoiado sobre uma mesa, que ocupa o centro da cena. Ele veste um boné amarelo cuja aba está virada para trás, uma camiseta vermelha com uma carinha sorridente que faz sinal de positivo com a mão e bermuda amarela. Orlando está sentado, olhando para baixo. Ele usa camisa, calça e sapatos sociais, além de uma gravata colorida. Atrás deles, o cenário representa um bar repleto de garrafas e caixas empilhadas.



"Três Homens Baixos"
Texto de Rodrigo Murat
Direção de Jonas Bloch
Com Vicentini Gomez, Orlando Vieira e Walter Breda
Participação especial (com voz em off): Georgia Gomide (in memorian)
Cenário: Renato Scripilliti
Figurino: Ellen Cristine
Iluminação: Maurício Jr.
Trilha sonora: Delfim Moreira

Teatro Santo Agostinho
Rua Apeninos, 118 - Vergueiro (São Paulo - SP)
Sábados, às 21h e domingos, às 18h
Classificação: 14 anos
Informações: http://www.teatrosantoagostinho.com.br/atracoes/homens/homens.htm
Telefone: (11) 3209-4858 (de quarta a domingo das 15h às 20 h)

Autoria:

"Culturofagia" (culturofagicamente.blogspot.com) é de autoria de Carmem Toledo. Está proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui publicado, inclusive dos disponibilizados através de links aqui presentes. A mesma observação se estende a todos os blogs e páginas da autora ("Voz Neurodiversa", "O Caminhante Solitário", "Sophia... Ieri, Oggi, Domani") e toda e qualquer criação, seja em forma de texto ou ilustração, por ela assinada.

Culturofagia

Voz Neurodiversa

O Caminhante Solitário

Sophia... Ieri, Oggi, Domani